Parábola das Virgens Prudentes e Loucas

 

Jesus disse:

— Naquele dia o Reino do Céu será como dez moças que pegaram as suas lamparinas e saíram para se encontrar com o noivo.   Cinco eram sem juízo, e cinco eram ajuizadas.   As moças sem juízo pegaram as suas lamparinas, mas não levaram óleo de reserva.  As ajuizadas levaram vasilhas com óleo para as suas lamparinas.   Como o noivo estava demorando, as dez moças começaram a cochilar e pegaram no sono.

 — À meia-noite se ouviu este grito: “O noivo está chegando! Venham se encontrar com ele!”

— Então as dez moças acordaram e acenderam as suas lamparinas.   Aí as moças sem juízo disseram às outras: “Deem um pouco de óleo para nós, pois as nossas lamparinas estão se apagando.”

— “De jeito nenhum”, responderam as moças ajuizadas. “O óleo que nós temos não dá para nós e para vocês. Se vocês querem óleo, vão comprar!”

— Então as moças sem juízo saíram para comprar óleo, e, enquanto estavam fora, o noivo chegou. As cinco moças que estavam com as lamparinas prontas entraram com ele para a festa do casamento, e a porta foi trancada.

— Mais tarde as outras chegaram e começaram a gritar: “Senhor, senhor, nos deixe entrar!”

— O noivo respondeu: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu não sei quem são vocês!”

E Jesus terminou, dizendo:

— Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora.

______________________________________________________________

Parábola das Virgens Prudentes e Loucas

O noivo é Jesus Cristo, a noiva é a Igreja e a parábola descreve a Segunda Vinda de Cristo. É o Seu retorno para o arrebatamento da Igreja e para estabelecer o Reino Milenar no final da Tribulação.

Cristo retornará numa hora desconhecida e a Sua Igreja deve estar pronta para recebê-Lo. Devemos preparar-nos para qualquer contingência que surja na vida e manter sempre os olhos fixos em Jesus enquanto aguardamos ansiosamente pela Sua vinda. As virgens estavam dormindo quando o noivo chegou o que indica não importar o que estamos fazendo quando Cristo retornar. Podemos estar trabalhando, comendo, dormindo ou descansando totalmente preparados para comparecer diante de Cristo.

Estar pronto para o retorno de Cristo em última análise envolve Fé, Esperança e um desejo de crescimento espiritual, enquanto esperamos pelo aparecimento glorioso do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo, que nos redimiu de todo o pecado para purificar a pessoas ansiosas para praticar o bem.

As cinco virgens que possuem extra óleo representam Cristãos ansiosos com o retorno de Cristo, enquanto que ass cinco virgens sem óleo representam crentes falsos que desfrutam de benefícios da comunidade cristã sem verdadeiro amor a Cristo.  Estão mais preocupados com a festa do que com o desejo de ver o noivo. Eesperam que a associação com verdadeiros crentes conduza-os ao reino de Deus. São Cristãos Tíbios sem compromisso firme de Crescimento Espiritual.

Vamos encher as nossas lâmpadas com óleo e guardar extra óleo enquanto antecipamos alegremente a Segunda Vinda de Cristo. O Espírito Santo é o Santificador e o óleo é o Seu símbolo. As virgens loucas talvez necessitem de Frutos do Espírito Santo, porque talvez nunca se arrependeram dos seus pecados e confiaram ​​no Noivo, Jesus Cristo.  Professar a fé em Cristo é completamente diferente de produzir Frutos do Espírito Santo.

Clique nos dois links seguintes para obter os artigos Dons e Frutos do Espírito Santo e Frutos do Espírito Santo.

https://meditationsoncatholicism.blog/2013/03/02/dons-e-frutos-do-espirito-santo/

https://meditationsoncatholicism.blog/2018/08/20/frutos-do-espirito-santo/

This entry was posted in Português and tagged . Bookmark the permalink.